segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Quanto Utilizar Alvenaria Estrutural?

A utilização de alvenaria estrurual e concerteza a mais antiga pratica da construção civil, pois nos tempos biblicos ja se construia casas com tijolos seco no sol ou nas épocas egipcias com suas enormes construções em pedra, sem contar pontes e catedrais da idade média. Enfim, a alvenaria estrutural atráves de sua história já se provou muito útil em termos de construção. Mas chegamos a pergunta: qual sua vantagem em relação a alvenaria convencional, e quando se torna viável a alvenaria estrurural?
Respondendo a primeira pergunta: As vantagens mais evidentes são a grande redução do preço e uma execução mais rápida, tendo em visa que a propria alvenaria é dimensionada para suportar as cargas da edificação. Estes pontos são muito apreciados no comércio imobiliário que está cada vez mais acirrado. hoje em dia o preço de mercado de um imóvel deixou de ser rejido por seus custos, mas sim pelo poder de capital de seus compradores, portanto a construção precisa ser o mais enxuta possível.
É neste enredo que surgem as vantagens da alvenaria estrutural, sendo mais simples, rápida e barata de se construir. É obvio que não pode ser usada em qualquer tipo de edifício, mas tem se mostrada competitiva até para edifícios de vários andares, conforme veremos abaixo:
Onde usar a alvenaria estrutural
A evolução do sistema, em especial no cálculo estrutural e no processo de execução, ela pode ser utilizada em obras como, por exemplo:
Imóveis residenciais – pode ser usada tanto para fazer casas isoladas como para conjuntos habitacionais de sobrados e para prédios de 3 a 20 pavimentos, com ou sem subsolos.
Imóveis comerciais – Prédios de escritórios pequenos e médios, consultórios, escolas, hospitais de até 20 andares, sem falar dos salões comerciais e industriais de pequeno e médio porte, e de prédios públicos como igrejas e auditórios.
A limitação fica por conta de prédios com poucas paredes (muitas fachadas de vidro ou com divisórias internas móveis). Também deve ser evitada em edifícios onde as paredes não são planejadas, para permitir liberdade de modificações nas divisões internas.

Um comentário:

  1. Muito bom.
    Agora vi que vc falou o que pensa sobre o assunto, o que descobriu sobre ele... É isso aí!
    Quanto ao que vc falou alguém comentou comigo que apesar de ser economicamente positivo o uso da alvenaria estrutural até alguns pavimentos, depois de certa altura o custo começa a se comparar à outro sistema estrutural. O que poderia não ser vantajoso. Vc sabe alguma coisa sobre isso?
    20 pavimentos??? Será até quantos temos um relação de custoXbenefício satisfatória.

    Abraços.
    Profª Ericka

    ResponderExcluir